fbpx

Artrose e Vascularização Articular

  • 19 de junho de 2019
  • por: Dr.ª Thaysa Greve
A osteoartrite/artrite/artrose pode ser gerada ou facilitada por déficit sanguíneo na articulação.
O suprimento de sangue adequado para articulações das pernas depende, dentre outros fatores, de:
-A membrana que envolve os vasos sanguíneos (fáscia) deve deslizar sem restrições.
-A pressão gerada pelas atividades que ocorrem naturalmente no interior do abdômen deve ser boa (nem alta e nem baixa: normal), para que tanto a saída de sangue para as pernas como o retorno do sangue a partir das pernas seja adequado.
-Funcionamento muscular equilibrado para que o músculo possa impulsionar o sangue que já nutriu as articulações, e agora leva embora os resíduos (“sujeira”) para a parte superior do corpo, onde serão drenados e eliminados do corpo. Este efeito se chama “bomba muscular”.
No tratamento fisioterapêutico das dores geradas pela artrose em joelhos por exemplo, é necessário avaliar e normalizar também as pressões intra-abdominais, as restrições das fascias das pernas que tem relação com os vasos sanguíneos e também as restrições musculares.
Com o sangue fluindo adequadamente no local haverá melhora do funcionamento e da nutrição da articulação em questão, com consequente melhora da dor e da mobilidade do paciente.
Dra Thaysa Greve
Fisioterapeuta
Crefito 3/120328
Referência: The effect of osteopathic manual therapy on the vascular supply to the lower extremity in individuals with knee osteoarthritis: A randomized trial
Wendy M. Jardine a,*, Carol Gillis b,d, Derek Rutherford c; https://doi.org/10.1016/j.ijosm.2012.07.001