Existem vários tipos de dores de cabeça.

As mais comuns são a cefaléia tensional, cefaléia cervicogenica, enxaqueca e a cefaléia por apertamento dentário (DTM).

Cefaléia é o nome técnico que se dá para a dor de cabeça.

CEFALÉIA TENSIONAL

Se você tem CEFALÉIA TENSIONAL você sente dor com sensação de pressão ou aperto, de intensidade leve a moderada, normalmente dos dois lados da cabeça, na nuca, no topo da cabeça ou por toda a cabeça (sensação de capacete). Ela costuma aparecer ou piorar no fim do dia.

CEFALÉIA CERVICOGENICA

CEFALÉIA CERVICOGENICA é um tipo de dor de cabeça que tem sua causa no pescoço.
Se você tem este tipo de dor, poderá sentir que dependendo da posição do seu pescoço ele começará a doer, e essa dor poderá subir até chegar ao olho.

Um exemplo clássico é deitar no sofá com a cabeça mal apoiada gerando dor no pescoço e depois dor de cabeça, ou se sentir incomodado com o travesseiro a noite, e acordar com dor na nuca e dor de cabeça de um lado só.

É bem comum que você sinta dor na nuca que sobe para o olho, e podem ocorrer tonturas.

CEFALÉIA POR APERTAMENTO DENTÁRIO

Apertar ou ranger os dentes pode te levar a ter CEFALÉIA POR APERTAMENTO DENTÁRIO. Neste caso você acorda com dor de cabeça por ter mordido ou rangido os dentes a noite. Se houver apertamento de dentes durante o dia, é provável que você também a sinta ao fim do dia.

Esta dor é sentida na região das têmporas, e pode piorar com movimento da boca ou durante a mastigação.

Se você aperta os dentes, é possível que seu dentista já tenha alertado sobre dentes desgastados ou fraturados.

O nome técnico deste tipo de dor é CEFALÉIA ATRIBUÍDA A DTM (Disfunção Têmporo Mandibular).

ENXAQUECA

A ENXAQUECA é uma condição comumente mal entendida. Isto porque as pessoas costumam pensar que uma dor de cabeça forte é sinônimo de enxaqueca, mas não é.

Enxaqueca é uma doença neurológica, onde um dos sintomas é uma dor de cabeça forte, latejante, de um lado só da cabeça e que vem acompanhada de sensibilidade a luz, som e cheiro, podendo ocorrer também náuseas e vômitos.

A crise da enxaqueca pode durar até três dias, e se você sofre desta doença, é possível que sinta necessidade de ficar em um quarto escuro, e em silêncio durante várias horas ou até mesmo mais de um dia.

É comum que você apresente também rigidez ou dor no pescoço, e que depois que passa a crise você se sinta muito cansado (fadiga).

Tratamento:

Técnicas osteopáticas manuais podem ser empregadas para:

-Relaxar músculos relacionados com o tipo de dor de cabeça;
-Liberar a movimentação da articulação da boca ou da coluna cervical;
-Liberar o trajeto da vascularização (sangue/nutrição) que sai do pescoço e ascende para a cabeça.
-Estimular o seu cérebro a produzir e liberar opioides (substâncias que aliviam a dor).
-Liberar o trajeto de nervos relacionados com o tipo de dor de cabeça.

Laser de baixa potência é uma tecnologia com efeitos em alívio da dor, relaxamento de músculos e anti-inflamatório.
Estudos científicos suportam seu uso em uma região da nuca, com efeito de melhorar dores de cabeça e diminuir crises de enxaqueca.

Exercícios e mobilizações para o pescoço, realizados pelo próprio paciente, com o objetivo de relaxar músculos e liberar a movimentação de vértebras, podem ser utilizados de acordo com o tipo de dor de cabeça.

Exercícios para boca, com o objetivo de relaxar músculos, liberar a movimentação da articulação e reposicionar, podem ser utilizados de acordo com o tipo de dor de cabeça.