fbpx

Desconforto Abdominal

  • 28 de junho de 2019
  • por: Dr.ª Thaysa Greve

O inchaço (ou distensão) abdominal pode vir acompanhado de desconfortos como: náuseas, cólicas, gases, dor, barulhos no estômago e vontade de ir ao banheiro.

Este incômodo é frequentemente relatado por pacientes com síndrome do intestino irritável, dor de estômago sem doença relacionada (dispepsia funcional), constipação e diarreia.

No entanto, o inchaço na barriga pode não estar correlacionado com nenhuma destas disfunções e aparecer sozinho.

Estes sintomas e dores abdominais são chamados de disfunção gastrointestinal ou desconfortos funcionais, pois não são causados por uma doença.

O funcionamento desorganizado dos músculos lisos que compõe as vísceras abdominais pode ser uma das causas.

Uma disfunção dos músculos abdominais também pode atrapalhar o funcionamento destes órgãos gerando distensão, inchaço e dor.

Tratamento:
-Fisioterapia Manual e Osteopatia: Atua por meio de técnicas e exercícios para o funcionamento correto do diafragma, que é uma das causas investigadas pela ciência para o desconforto abdominal; Técnicas manuais para melhorar a mobilidade e vascularização das vísceras abdominais, regular a pressão intraabdominal e equilibrar a inervação simpática e parassimpático que chega até as vísceras.

-Mudança de hábitos alimentares: Consultar um bom nutricionista é fundamental, pois algumas vezes alimentos que são considerados saudáveis podem não ser indicados para o seu caso.

-Atividade física: ela melhora a mobilidade, trânsito intestinal, e vascularização para o conteúdo abdominal.

Dra Thaysa Greve
Fisioterapeuta
Crefito 3/120328