fbpx

Dor de cabeça e ranger dos dentes

  • 26 de outubro de 2020
  • por: Dr.ª Thaysa Greve

Problemas digestivos podem fazer com que se ranja os dentes, como uma tentativa natural do corpo para liberar substâncias que regulam o PH do estômago.

Este ranger ou apertamento dos dentes ocorre com maior frequência durante o sono e pode gerar dor na articulação da boca e/ou dor de cabeça na região das têmporas, especialmente ao acordar ou no fim do dia.

Outra condição que pode gerar ou piorar um ranger ou apertamento dos dentes, e que poderá resultar em dor na articulação da boca, na cabeça ou no pescoço, são os problemas respiratórios, pois o paciente irá precisar de mais esforço para respirar com a boca fechada, o que sobrecarrega tanto o pescoço quanto a articulação da boca.

O estresse e a ansiedade são dois fatores que também contribuem para as dores de cabeça na região temporal, dor na articulação da boca e dor no pescoço.

Eles frequentemente levam ao ranger e apertamento dos dentes, pois o ato de morder e a nossa primeira reação primitiva frente a uma situação de “lutar ou fugir”.

É possível sanar estas dores com o tratamento fisioterapêutico adequado que, nestes casos, além das articulações e músculos da boca e da cabeça, deverá abordar também o tórax e o abdômen.

O tratamento deve conter os fatores que originam a dor específicos para aquele paciente de forma individual, podendo ser necessário o trabalho em conjunto com outros profissionais como: psicólogo, nutricionista, médico, fonoaudiólogo e educador físico.

 

Dra Thaysa Greve

Fisioterapeuta

Crefito 3/120328