fbpx

Dor lombar em gestante

  • 28 de julho de 2020
  • por: Dr.ª Thaysa Greve

A dor na região inferior das costas é muito comum na população em geral e mais ainda em gestantes.

Estima-se que aproximadamente metade delas irão desenvolver dor na coluna durante a gestação.

Neste período várias mudanças ocorrem com o objetivo de acomodar o bebê que cresce e se desenvolve dia após dia , e nas semanas finais de gestação o corpo se adapta e se prepara para o parto.

São muitas mudanças!

Mudam e alternam hormônios, adaptam-se e se encaixam os músculos, ossos e articulações, especialmente da região da pelve e da coluna inferior.

Se a mulher já sofria de dor lombar a probabilidade é que, se não tratada, ela aumente ainda mais durante a gestação.

É possível ajudar de forma eficaz as gestantes com dor na coluna.

Através de técnicas de terapia manual podemos melhorar a capacidade do corpo em se adaptar às mudanças naturais do período, aliviando e tratando as dores na coluna.

Estas técnicas irão devolver ou melhorar a capacidade de deslizamento, alongamento, contração e micromovimentos de músculos, articulações, nervos, ligamentos, tendões e fáscias.

A gestante possui naturalmente uma tendência hormonal a frouxidão de ligamentos e articulações, tornando-se muito importante para o sucesso do tratamento a avaliação adequada (por parte do fisioterapeuta) de quais estruturas devem ser tratadas.

Aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais e continue acompanhando meu trabalho através do  Instagram e Facebook

Dra Thaysa Greve

Fisioterapeuta

Crefito 3/120328