fbpx

Fibromialgia

  • 17 de fevereiro de 2019
  • por: Dr.ª Thaysa Greve
A fibromialgia é considerada uma síndrome, onde o principal sintoma é a dor crônica generalizada. Possui causa desconhecida e ocorre principalmente nas mulheres, podendo estar associada à uma deficiência do sistema nervoso central em suprimir a dor.
Estima-se que ela atinja aproximadamente 2% da população mundial.
Os sintomas incluem dor generalizada (que pode variar de intensidade de acordo com a condição emocional), fraqueza muscular, cansaço, rigidez, estresse, depressão, ansiedade, transtorno de atenção, sono não reparador, e outros.
Segundo autores como Júnior e Almeida (2018) não há exames diagnósticos precisos.
No entanto, a avaliação termoguiada pode nos mostrar alterações na distribuição sanguínea, que são características específicas da fibromialgia, devido a predominância no tônus simpático nos vasos sanguíneos, apresentando o “sinal do manto” na imagem térmica.
O tratamento medicamentoso envolve o uso de antidepressivos e relaxantes musculares de ação central.
A fibromialgia envolve fatores psicológicos, sociais e biológicos. Sendo necessário o trabalho multidisciplinar concomitante entre médico, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e educador físico.
As terapias psicológicas e terapias corpo-mente são benéficas em reduzir a intensidade da dor, melhorar o humor negativo e reduzir a incapacidade.
Alimentação adequada e exercícios físicos possuem efeitos também benéficos sobre a sensibilidade dolorosa, melhora do humor e da qualidade do sono e da musculatura.
A fisioterapia manual, por meio da osteopatia e outras metodologias, também contribui para a melhora do quadro, através de técnicas anti-inflamatórias e que estimulam o sistema nervoso central, o sistema nervoso autônomo, o relaxamento da musculatura, a remodelação das fibras colágenas da fáscia, a regularização dos movimentos das articulações hipomóveis e o reequilíbrio global do corpo.
Dra Thaysa Greve
Fisioterapeuta
Crefito 3-120328Referência: Júnior, J.O.O; Almeida, M.B.A; The current treatment of fibromyalgia. Brazilian Journal of Pain. Jul-Set; 1(3):255-62. São Paulo. 2018.