fbpx

Menopausa e Dor

  • 21 de fevereiro de 2019
  • por: Dr.ª Thaysa Greve

✔️O que é Menopausa?
A Menopausa é a etapa da vida da mulher em que ela deixa de ser fértil, e é um dos processos pelos quais toda mulher irá passar.
Caracteriza-se pela interrupção da produção de estrogênio pelos ovários e glândulas adrenais, impedindo a ovulação e cessando a menstruação.

✔️Estrogênio
O estrogênio é um hormônio sexual, produzido pelos ovários (e uma pequena parcela pelas glândulas adrenais).
A queda da sua concentração no organismo implica em varias alterações corporais, como aumento do acúmulo de gordura localizada, tendência a osteoporose e maior risco de doenças cardiovasculares.

✔️Dor
A alteração do estrogênio também é a responsável por varios incômodos característicos como: fogacho, cansaço, irritabilidade e distúrbios do sono.
Ela também pode ocasionar dores de cabeça, dores musculares e dores articulares.
Um dos motivos é que a falta do estrogênio altera o sistema nervoso central e também os centros que modulam dor no cérebro.
A neuralgia do trigêmeo e dores neurais podem piorar, pelo efeito da diminuição do hormônio sobre os nervos.
Em relação à dor de cabeça, ela geralmente se agrava no período do climatério, quando há maior flutuação dos hormônios, e melhora quando a menopausa se estabiliza.
A diminuição hormonal também afeta a composição muscular e das articulações que, adicionado a alteração cerebral, poderá ser a causa de dores musculoesqueléticas.

✔️O que fazer?
A prática regular de atividade física é extremamente importante. Varios estudos demonstram que ela ajuda tanto nas alterações corporais decorrentes da menopausa, quanto na dor.
A alimentação acompanhada por nutricionista pode ser eficaz para o novo equilíbrio hormonal, composição dos músculos e articulações.
Metodologias de fisioterapia manual, como osteopatia e método busquet, também são úteis, pois estimulam o organismo a encontrar um novo equilíbrio, aliviam dores e ajudam no metabolismo hormonal.

Dra Thaysa Greve
Fisioterapeuta
Crefito 3/120328

Referência: Ferreira et al; Menopausa: março biopsicossocial do envelhecimento feminino. 2013. Psicologia e sociedade, 25(2), 410-419.
Ignacio, D.L; Frankenfeld, T.G.P; et al; regulação de massa corpórea pelo estrogênio e pela atividade física. Arquivos brasileiros de endocrinologia e metabologia. 2009. 53/3.
Ribeiro, H.J.M; influência hormonal na enxaqueca. TCC de sexto ano médico. Universidade de coimbra.