O que é Radiculopatia Cervical?

É uma condição onde problemas na coluna cervical afetam a raiz de algum nervo que vai para o braço, cotovelo, antebraço e/ou mão.
Em estudo recente foram analisados pacientes que fizeram cirurgia e tratamento fisioterapêutico VERSUS pacientes tratados apenas com recursos fisioterapêuticos, e o acompanharam por dois anos.

Imediatamente após e durante o primeiro ano o grupo que recebeu cirurgia + fisioterapia obteve uma melhora mais rápida do que o grupo que recebeu apenas fisioterapia.

No entanto, após dois anos o resultado de melhora entre os dois grupos (cirurgia e Fisio ou apenas Fisio) foi igual.

Uma intercorrência importante que eles encontraram, entre os pacientes que optaram pelo tratamento cirúrgico, foi a taxa elevada (37%) de pacientes que precisaram realizar uma nova cirurgia dentro deste período.

Este estudo nos mostra que vale a pena optar pelo tratamento conservador (não cirúrgico), pois o resultado em termos de dor a longo prazo é o mesmo.

Além de ser mais saudável, algumas cirurgias como a artrodese da coluna para hérnia de disco, podem predispor a novas hérnias em regiões próximas.

Outro ponto a destacar e a probabilidade de se precisar realizar nova cirurgia em curto período de tempo.

É muito importante frisar que para que os bons resultados sejam obtidos com o tratamento fisioterapêutico, ele deve ser adequado: choquinho, gelinho, quentinho e alongamentos escassos realizados em uma sala com várias pessoas ao mesmo tempo, NÃO é tratamento fisioterapêutico adequado!

Além disso, existem outros estudos mostrando que há subgrupos de pacientes que se beneficiarão mais do tratamento fisioterapêutico isolado, e os que se beneficiarão mais da cirurgia em conjunto com fisioterapia.

Essa informação fez sentido para você? Então compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando meu trabalho através do Instagram e Facebook também.

Dra Thaysa Greve
Fisioterapeuta
Crefito 3/120328
DOI: 10.1097/BRS.0b013e31829ff095