fbpx

Termografia e Problemas Neurais

  • 21 de fevereiro de 2019
  • por: Dr.ª Thaysa Greve

Radiculopatia refere-se ao acometimento da raiz de um nervo na sua saída da coluna.
Um exemplo bem conhecido de radiculopatia é a crise de ciático.
Alguns dos sintomas mais comuns incluem perda ou alterações de sensibilidade, como formigamentos ou dormência, e fraqueza muscular do território acometido pelo nervo. Como exemplo podemos citar novamente a ciatica, gerando formigamento na parte posterior da coxa e perna até o dedão do pé, devido o nervo sair das últimas vértebras lombares e primeira sacral, que inerva a região.
O Exame físico, a Ressonância magnética e Eletroneuromiografia são as ferramentas mais utilizadas para este diagnóstico.
No entanto, algumas pesquisas têm demonstrado limitações no diagnóstico por ressonância magnética, já que um número considerável de pacientes pode apresentar alterações do exame, mas estes não justificam os sintomas.
A termografia clínica detecta a distribuição de temperatura sobre a pele, mostrando ao examinador como está o comportamento da vascularização sanguínea e inervação presente no território acometido.
Por exemplo, quando há um pinçamento de um nervo na região do ombro, o braço poderá aparecer no exame termografico com diminuição de temperatura.
Pesquisas tem demonstrado também mudanças na temperatura da pele devido hérnias de disco.
As hérnias de disco laterais são mais propensas a gerar compressão neural com sintomas nos braços ou pernas. Nelas é onde conseguimos enxergar maiores alterações de temperatura na pele dos membros, em sua maioria diminuições de temperatura.
As hérnias de disco centrais são mais difíceis de gerar compressão nervosa. Quando a hérnia é central geralmente não há alteração da temperatura dos membros.
A temperatura da pele muda constantemente de acordo com a circulação sanguínea, e pode ser facilmente identificada através de termografia.
No caso de hérnias discais e outros fatores que afetam a raiz nervosa, teremos também alterações da circulação sanguínea local e/ou a distância, como foi descrito anteriormente.
Estes fatores tornam a avaliação baseada em termografia útil, para identificar as disfunções geradas por condições que acometem o nervo, tornando tanto o diagnóstico quanto o tratamento mais assertivos.

Dra Thaysa Greve
Fisioterapeuta
Crefito 3-120328

Referências: Jong Yun Ra, et al. skin temperatures change in patients with unilateral lumbossacral radiculopathy. Annals of rehabilitation medicine. 2013.