A dor no pescoço, cujo nome técnico é cervicalgia, pode surgir por diversas razões.

Alguns problemas comuns que podem gerar dor no pescoço são: Hérnia de disco, Enxaqueca, Cefaleia tensional, Disfunção Temporo Mandibular (DTM), Torcicolo, Tensões musculares, Disfunções articulares, Fibromialgia, Artrite Reumatoide ou pode não ter nenhuma causa inicial aparente. 

Tratamento:

O tratamento fisioterápico/osteopático irá depender do problema que está resultando na dor no pescoço.

É comum que pessoas com dor no pescoço também desenvolvam dor lombar, a longo prazo. Por isso, iremos avaliar a coluna como um todo, buscando reequilibrar a distribuição de movimentos entre as partes, e liberar as tensões musculares e movimentos articulares ao longo de todo o eixo espinhal. 

Se a dor no pescoço for resultante de uma dor de cabeça/enxaqueca ou DTM/ATM, as técnicas de tratamento irão abordar estes problemas.

Se for resultante de uma hérnia de disco, as técnicas utilizadas irão abordar a hérnia, descomprimindo, liberando as tensões e, inicialmente buscando alívio de dor por laser e posicionamentos, por exemplo. 

Posteriormente, à medida que o paciente melhora, outras técnicas serão introduzidas como mobilizações e movimentos repetidos, mobilização neural e terapia manual osteopática.