fbpx

Dor no ombro e o manguito rotador

  • 25 de novembro de 2019
  • por: Dr.ª Thaysa Greve

Existe um grupo de músculos da região do ombro denominados de “manguito rotador”. São assim chamados por serem responsáveis pelo movimento de rotação do ombro.

Frequentemente encontramos pacientes com dor no ombro devido à eles, pois estão localizados em uma região de intensa solicitação.

A disfunção deste grupo muscular é a causa mais comum de dor no ombro. Em pessoas acima de 60 anos pelo menos 10% delas desenvolve algum tipo de lesão.

Este tipo de problema normalmente se manifesta por dor ou fraqueza durante os movimentos.

A dor durante a noite e dificuldade em executar tarefas diárias, como guardar algo em armário alto, são queixas frequentes.

Normalmente ocorre devido processo degenerativo, que pode ter correlação com idade ou atividade diária.

Traumas sobre a região ou alterações ósseas também podem prejudicar estes músculos.

Estratégias de tratamento fisioterapêutico através de técnicas manuais articulares, musculares, ligamentares, tendineas, neurais e fasciais são eficazes, e devem existir em conjunto com exercícios de fortalecimento e alongamento específicos da região.

A cirurgia pode ser realizada em alguns casos específicos, mas não há evidência científica mostrando um resultado melhor quando comparado à utilização exclusiva do tratamento conservador (não cirúrgico).

Essa informação foi útil para você? Então compartilhe em suas redes sociais para mais pessoas aprenderem sobre a dor no ombro e o manguito rotador também. 

Você pode continuar acompanhando o meu trabalho pelo Instagram e Facebook também. 

Dra Thaysa Greve
Fisioterapeuta
Crefito 3/120328