fbpx

Tenho dor, mas é bem leve e ocasional…

  • 6 de agosto de 2020
  • por: Dr.ª Thaysa Greve

“Tenho dor, mas é bem leve e ocasional. Devo procurar ajuda agora?” Sim! Vou te explicar o porque: quanto mais cedo iniciar o tratamento da sua dor mais rápido e eficaz ele será.

Quando as dores se cronificam, ou seja quando elas passam a se apresentar de forma constante ou intermitente (vai e volta) por mais de três meses, o corpo começa a se comportar de forma diferente:

Ele passa a gravar uma memória da dor. É como se o seu cérebro começasse a acreditar que aquela dor é o seu padrão normal, e a sua sensibilidade para ela fica mais apurada.

Este processo é um pouco mais demorado para se corrigir. Não é irreversível, mas demora mais.

Outra questão é que o tecido, se estiver lesionado, irá gerar uma cicatriz que poderá alterar toda a mecânica de funcionamento de outros tecidos ao redor, com uma reação em cadeia que pode acometer outras estruturas a distância, a longo prazo.

Se houver compressão de um nervo, por exemplo, e esta permanecer por muito tempo irá faltar sangue e oxigênio para este nervo, e quanto mais tempo ele ficar nesta condição pior será sua lesão e sua capacidade de recuperação.

O mesmo vale para músculos e articulações em tensão constante: Quanto mais tempo ficam assim, por mais tempo falta sangue e oxigênio para eles: maior será sua lesão e mais tempo levará para a sua recuperação.

Ainda assim é possível tratar e obter ótimos resultados em dores crônicas com o tratamento adequado e esforço do paciente, é claro!

As duas partes precisam andar juntas o tempo todo e um resultado incrível aparecerá! Vale a pena!

Procurar ajuda adequada logo no início dos sintomas evita cronificação de dores, tratamentos longos ou dor “residual”.

Aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais e continue acompanhando meu trabalho através do  Instagram e Facebook

 

Dra Thaysa Greve

Fisioterapeuta

Crefito 3/120328